7.7.06

Reflections



Nature reflects nature, seems like a universal law.
Why else would the sky be so blue, and I feel on a cloud?
So the world turns over and my head spins round.
There the tide comes and goes, here I watch you move with awe.
(Reflections, Pedro de Caldas Gomes)

3 Comments:

At 10/7/06 11:25, Blogger luizgusmao said...

belíssima foto! mto bom esse poema! me lembraram imediatamente "os trabalhadores do mar", do victor hugo.

*

"As obras da natureza, não menos supremas que as obras do gênio [humano], contêm o absoluto e impõem-se. O inesperado delas faz-se obedecer imperiosamente pelo espírito; sente-se uma premeditação que fica fora do homem, e elas não são mais surpreendentes do que quando fazem subitamente do delicado o terrível"

VICTOR HUGO, Os trabalhadores do mar.

*

embora eu seja agnóstico e não acredite na teoria pseudocientífica do designer inteligente, reconheço que hugo tem razão: o assombro e o deslumbramento com os mistérios sublimes da natureza estão na origem do sentimento religioso e da reverência à vida.

 
At 10/7/06 11:42, Blogger luizgusmao said...

um bom contraponto a essa visão é esta citação de dawkins q postei em meu blog:

> http://pensamentosvastos.blogspot.com/2006/07/citrio-richard-dawkins.html
>

o mesmo fascínio pela natureza, uma tomada d posição radicalmente oposta.

eu a tirei do final de "root of all evil?", um documentário polemizador sobre a fé e o fundamentalismo islâmico, cristão e judeu. dá pra ver completo no you tube. embora não endosse td oq ele fala [ele sai do radicalismo religioso para cair em uma histeria cética], vale a pena dar uma olhada.

 
At 10/7/06 14:06, Blogger Pedro said...

Só pra esclarecer, a foto nao eh minha nao... (i wish!!) Peguei na net, nao me lembro o url, mas sei q nao tinha creditos da foto (qdo tem eu anoto).

Tbm nao sou mto fa de, como vc chamou, pseudo-teoria do "arquiteto inteligente", mas nao consigo olhar pra uma imagem dessa e nao ver Deus. Mas pros agnosticos por ai acho q "reverencia à vida" deve ser quase igualmente inspirador! hehehehe

Vou dar uma olhada no documentario, parece mto bom, dpois comento. Ja qto ao Dawkins, sinceramente nao gostei do comentario dele. Abertamente preconceituoso, eh quase simplesmente propor a ciencia como a nova religiao.

Ah, valeu pelo elogio!

 

Postar um comentário

<< Home